domingo, 13 de março de 2011

Marketing Pessoal

Marketing pessoal é ferramenta necessária e fundamental para nossa vida social e profissional, eu mesmo nunca usei muito, ou melhor usei de maneira errada e sem restrição. Existem algumas regras básicas para que o marketing pessoal seja usado eficazmente em ambas ocasiões...esqueça a famosa regra de contar mais ovos do que você tem na cesta, isso funciona no primeiro momento (principalmente em ocasiões sociais, sem necessidade de dizer quais, pois é evidente), mas isso acaba no segundo momento e o que resta é o que você é de verdade, podendo inclusive causar estragos na imagem que tentamos impor ou mostrar.
Após um estudo e conversar com profissionais do ramo,  decidi colocar o que eu chamo de as "8 regras", que são ao meu ver, primordiais para o marketing pessoal de cada um...repito: isso serve para toda e qualquer ocasião na vida.
As 8 regras são:
Confiança, Determinação, Paciência, Disciplina, Comunicação, Atitudes positivas, Forma de apresentação, Pró-atividade.

Confiança: acreditar em você mesmo e agir sempre buscando melhores resultados é talvez uma das chaves para que você possa se destacar dos demais. Confiança gera segurança as pessoas a sua volta. 

Determinação: buscar os objetivos que você define com garra e tentando evitar possíveis obstáculos para chegar ao melhor resultado possível. Não confundir com insistência em ocasiões onde a negativa é visível. 

Paciência: saber esperar o momento certo para cada coisa. 

Disciplina: Realizar as nossas metas em ordem, e definir o que, e quando você quer, é uma ótima maneira de conseguir um resultado satisfatório. 

Comunicação: Manter uma boa comunicação, clara e direta (adaptação é essencial, nunca sabemos o que esperar) e sempre de maneira honesta com as pessoas é o primeiro passo para o sucesso. Quem se comunica positivamente é bem visto e melhor aceito. Olho no olho, nunca seja submisso.

Atitudes positivas: ter atitudes positivas em qualquer situação, o otimismo em relação a si mesmo é valorizado e considerado por você e a todos a sua volta. Veja de maneira positiva também as negativas que você tiver, essas sempre carregam uma lição.

Forma de apresentação: Adaptação, Devemos nos adaptar a situação que estamos indo de encontro, ser diferente chama a atenção sim, na maioria das vezes de maneira negativa, a maneira como nos apresentamos é nosso cartão de visita.

Pro - atividade: Ajudar, conversar e ser solicito quando for possível. Alguém que oferece soluções é alguém que tem algo a mais para oferecer.

Acreditem, eu fiz isso e notei melhora significante na maneira em que me relaciono com os outros, logicamente que existem outras regras mais especificas, mas essa é uma boa síntese delas, essas regras não possuem milagre algum, trazem apenas um pouco de qualidade de vida e auto-conhecimento (por incrível que pareça), concentração e obviamente melhor uso da imagem pessoal para quem delas faz uso.

Boa semana a todos!


Fontes de pesquisa sobre o tema
Max Gehringer - Leitura obrigatória sobre o assunto 
Infojobs - Empresa de Recursos Humanos e Assistência Pessoal
Marketing Pessoal: Manual Prático - Lucia de Biase Bidart
Marketing Pessoal 100 Dicas para Valorizar a sua Imagem - Sady Bordin Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário