terça-feira, 15 de março de 2011

A nobre Arte da Intimidação



Na maioria das vezes que ouvimos a palavra intimidação associamos a "bullying" e 99,9% das vezes entra em um contexto negativo, usando os exemplos cotidianos temos os casos de intimidação de chefes em empregados, intimidação de maridos sobre esposas e vice-versa...em ocasiões como baladas e etc e etc.
No dicionário da lingua portuguesa a palavra Intimidação tem o seguinte signicado: "É o ato de fazer com que outros façam o que alguém quer, através do medo. A intimidação é a resultante do desajuste da compulsão competitiva normal de dominância inter-relacional", e em outras linguas tem sentindo ainda pior. Intimidação é empregada no dia-a-dia de maneira que acabou por cair no senso comum, a gente acaba se acostumando a ela por necessidade, infelizmente.

Mas não é bem por ai
Existe sim a intimidação "positiva" ou como eu defino a "Contra-intimidação". Todos nós usamos em algum momento da vida (mesmo sem perceber)a intimidação para prevalecer sobre alguém, isto ocorre na maioria das vezes em momentos de raiva e desespero. Já a Contra-intimidação é aquela que você usa argumentos para convencer a si mesmo em primeiro lugar que é possível fazer algo que lhe parece intangivel, e é nesse caso que entra a figura dos All Blacks que adotam o Haka como dança antes de suas partidas de rugby.
"Haka" é o nome genérico dado à dança da extinta tribo dos Maoris, que ocupava as ilhas neozelandesas quando os ingleses chegaram. Para os maoris, a dança complexa do Haka é uma expressão da paixão, vigor e identidade da raça, de certa forma, a boa performance ajuda a manter a reputação tribal.
Parece intimidador ao assistir...mas eles criaram o Haka como uma maneira para afastar o medo da morte e lhes trazer confiança...Ka mate, ka mate (Eu vou viver, eu vou viver ?), Ā upane, ka upane (Um passo para cima, outro passo para cima), Whiti te rā, hī! (O sol brilha de novo estou vivo)...demonstram assim respeito ao adversário (no caso os ingleses colonizadores e sua máquina de intimidação) mas ainda sim usam da figura verbal para mostrar que eles vão se defender...
Nos tempos atuais o Haka traz moral, auto-estima para os All Blacks, que continuam a ser a seleção de rugby mais temida e respeitada pelos adversários.

Espirito de Guerra para trazer a paz
É justamente a necessidade de se defender e fazer valer os nossos interesses (desde que não tragam prejuízo ao coletivo) que usamos a contra-intimidação. Quem nunca passou por cobranças? Todos passamos por momentos em que somos cobrados de algo, onde a pressa não vai fazer com que o trabalho seja bem feito. Nesse caso o instigador ou pessoa que lhe cobra quer simplesmente tirar o poder de decisão de você. Tá bom...mas o que fazer????
Use da inteligência e não caia no mesmo padrão de pensamento dele (isso sim traria uma guerra de egos!). Responda com calma que o trabalho vai demorar x tempo a ser feito.
Isso deve gerar uma resposta ainda mais irada do instigador tentando novamente te tirar sua confiança como "Cansei de esperar pela sua parte, vamos entregar o trabalho agora". Novamente com calma sem cinismo responda mas com firmeza: "Vamos entregar o trabalho quando eu tiver terminado minha parte.". O exemplo segue...mas a mensagem é bem clara, aquele que tem a calma, confiança e consegue raciocinar é quem tem a razão e a lógica ao seu lado. A característica de uma pessoa que administra bem a sua vida começa pela liderança que ele exerce sobre as coisas ao seu domínio. Se convencer e se motivar todos os dias é fundamental para ter o "Espirito de Guerra" necessário para o seu dia-a-dia e use da Intimidação como forma de intimidar seus medos e receios infundados.  Prestem atenção a frase ao final do video e a mensagem que ela traz...

Fonte de Estudo
The Art of Self Intimidation - Anônimo (Internet)
Textos Avulsos

Nenhum comentário:

Postar um comentário