terça-feira, 19 de abril de 2011

Ignorância Musical?...Naaaaa....eu não!

Música move a vida, por muitas vezes (se não sempre) é o próprio sentido da mesma, é capaz de gerar aquela "coragem" que falta, capaz de nos fazer loucuras, enfim a música move a vida, e não sou (só) quem diz isso...

Música sempre foi e sempre será uma coisa muito pessoal, é algo que se compartilha, mas não se discute, mas ainda sim, cada vez mais se discute "gostos" musicais como se isso fosse a solução de tornar alguém melhor ou pior por isso. Da mesma maneira as pessoas gostam de dar rótulos as pessoas que gostam de alguns tipos específicos de música, exemplos não faltam: sejam os roqueiros, pagodeiros, geração Pop, baladeiros, funkeiros, jazzistas ou jazzers (nova geração), etc...
Todos são rótulos e apenas isso, parece que quem "prefere" a música "A" tem como obrigação levantar a bandeira do teu gosto e pronto, a pessoa não pode e não deve gostar de outros ritmos musicais, mas todos acabam gostando de músicas completamente diferentes do gosto predominante....
Chamo isso de gosto musical "marginalizado", marginal pois se ouve as escondidas no seu quarto, no banheiro bem alto nos fones cantando em alto e bom som...longe dos ouvidos alheios!! Eu mesmo fiz muito isso.

Mas com o passar dos anos  os rótulos caem e a música fica. Já fui rotulado disso ou daquilo...aliás todo mundo que conheço já foi. Não foi a idade, nem a idéia errada de ter ficado mais "suave" que me fez reconhecer esse meu lado marginal...Foi o simples fato de que eu deixei de me preocupar com o que os outros pensam, mas não pensem que foi fácil....foi dificil, vixiiiii...ô se foi!

Ouço músicas que vão desde Barry White, Marisa Monte, Seu Jorge, Maxwell, Jamiroquai, Offspring, Vinicius de Moraes, Frank Sinatra, Tom Jobim, A-ha, Duran Duran,  Elvis, Gwen Stefani,  Earth Wind and Fire e mais outros "estilos" não menos importantes para mim, estilos esses tão conflitantes com minha veia "rocker". Mas não é exatamente isso que te faz único?!? A diferença entre os demais? Pois é assim que eu penso. E pensando assim passei a respeitar quem não gosta do que eu gosto.

Uma das minhas bandas favoritas, se não a favorita (ainda que dificilmente externe isso ou reconheça), sempre foi o Red Hot Chili Peppers, pois é exatamente a mistura de ritmos que é tão marcante no som desses caras...funk, soul, jazz, rock, punk, Pop e Rap são tão conflitantes e ainda sim se harmonizam musicalmente.

Gosto musical é algo pessoal e assim deve permanecer...ouça o que você quer, "quando" e "onde" você quiser, teu gosto musical é como sua religião pessoal é algo que é somente seu, não deve ser imposta a ninguém mais. 
Sua música é tua personalidade cantada em verso e prosa. 
Gostem ou não, respeitem ou não. O ignorante musical não é você.

"Através do mundo da música , nossa ousadia está exposta...
Nossa devoção à emoção é mais do que evidente
Para as mentes abertas é você que representamos" - Red Hot Chili Peppers

Nenhum comentário:

Postar um comentário