sexta-feira, 29 de abril de 2011

Livro: A Arte de Correr na chuva...


"Uma história de amor arrebatadora e um comovente conto de redenção..." como só um cachorro poderia contar.

Escrito pelo autor e produtor de cinema norte-americano Garth Stein. A história é contada a partir do ponto de vista de um cão. O livro tornou-se um bestseller do New York Times, manteve-se na lista de mais vendidos durante 40 semanas, e se tornou o #1 BookSense Pick.

A história de uma família contada sob a visão do dócil e sábio Enzo, um cachorro com alma humana. Enzo foi criado assistindo a programas no canal "National Geographic" e ouvindo todos os conselhos de seu mestre e dono, Denny Swift, um piloto de corridas.  Aprendeu que todo cachorro que morre, se estiver preparado, reencarna como ser humano. Em um flashback de sua vida, Enzo relembra momentos de ternura, amor, injustiça e traição que presenciou na vida de seu dono Denny. Ele aprendeu a administrar a vida como numa corrida de Formula 1, onde nem sempre a velocidade é a melhor estratégia. E agora tudo o que deseja é colocar este aprendizado em prática!
A Arte de Correr na Chuva é um livro modelado nos desejos e absurdos da vida humana. É uma emocionante história de amor, profundamente divertida e alegre, que cativa a todos.

Em uma época em que a maioria dos livros se usa da imagem ou histórias (verdadeiras na maioria) melodramáticas sobre cães e sua relação com nós humanos para alavancar vendas, este é simplesmente o melhor livro deles.
Recomendo e muito...Uma pequena obra de arte que merece um lugar de destaque na estante de todo mundo, leitura fácil e envolvente.

Alguns ensinamentos que (só) um cachorro pode dar a um ser humano:
“Como deve ser difícil ser uma pessoa. Anular constantemente os próprios desejos. Preocupar-se em fazer a coisa certa, em vez de fazer o que é mais conveniente.” 

“O verdadeiro herói é imperfeito. O verdadeiro teste para um campeão não está na sua capacidade de triunfar, mas na de superar obstáculos – de preferência criados por ele mesmo – a fim de triunfar.” 

“Sentia-me estranhamente ansioso naquele dia, de uma maneira muito humana. As pessoas estão sempre preocupadas com o que vai acontecer em seguida. Tem dificuldade para ficar tranqüilas, ocupar-se com o agora sem se preocupar com o futuro. As pessoas geralmente não estão satisfeitas com o que tem; estão sempre muito preocupadas com o que vão ter.”

“Tudo bem. Todos nós jogamos obedecendo as mesmas regras; só que algumas pessoas passam mais tempo lendo essas regras e imaginando como fazer para que elas revertam em benefício próprio.”

“ A linguagem humana, capaz de imensa precisão com milhares de palavras, ainda assim pode ser incrivelmente vaga.”

“Porque a lembrança é o tempo se dobrando sobre si mesmo. Lembrar é se desligar do presente.”

“Em nosso mundo, as surpresas as vezes ocorrem, os erros acontecem, e um piloto precisa reagir.”

“Seu carro vai para onde vão seus olhos. É apenas uma outra maneira de dizer que o que você deseja já está a sua frente.”

“Existem tantas coisas que são ditas sem uma palavra. Existem tantas coisas que são ditas com olhares, gestos e sons. As pessoas ignoram a enorme complexidade da comunicação não verbal.”

“ Às vezes a verdade se esconde em uma sala de espelhos. As vezes acreditamos que estamos vendo o que é verdadeiro, quando na verdade estamos vendo uma cópia, uma imagem, uma distorção. Vemos apenas aquilo que queremos ver.”

3 comentários:

  1. Estava em depressão, em casa, fazendo o tratamento adequadamente, aproveitando esse meu espaço conseguido com uma doença, para poder olhar e cuidar de mim mesma.Este livro fez parte desse momento de minha vida, estado de imersão.

    ResponderExcluir