sábado, 14 de maio de 2011

13 anos sem "A Voz"...


Há exatamente 13 anos atrás o mundo deu adeus ao maior cantor e "frontman" da história....muitos o conheciam como "A Voz", outros como "Albert", "Chefão", "Olhos Azuis", "O Grande" e outros tantos o chamavam de "O Rei"....Todos eles o conheciam como Francis Abert Sinatra, ou simplesmente como Frank Sinatra.

Ninguém nesses 13 anos chegou perto ao seu carisma e tenho sérias dúvidas que algum dia alguém vai. A música de Frank sempre foi parte importante da minha vida, mas confesso que no começo (grande parte na minha adolescência) não era fã, nem muito menos gostava das músicas que tocavam insistentemente nas festas em casa. Graças ao meu velho e bom pai,  a quem devo muito....muito mesmo, fui aos poucos me identificando com aquele som, com aquela figura magra, elegante, mulherengo e por vezes canastrona que cantava sobre relacionamentos, perdas, erros e acertos com aquela distintivel e incomparável voz. 

Frank sempre teve o mundo aos seus pés, incluindo ai Beatles, Elvis Presley, Bono Vox, Michael Jackson e etc, digo isso para citar a importância que ele teve no mundo da música e na cultura Pop mundial. Só ele teve isso.
É importante ressaltar também que a identificação que eu e muita gente tem com Frank se deve ao fato que ele era humano...polêmico, bebia demais, sofria por amor (pela belissíma Ava Garner, chegando ao ponto de tentar o suicídio), galanteador incorrigivel, pai maravilhoso, péssimo marrido, caiu...se levantou, sofria de misofobia - medo de sujeira que lhe rendeu o apelido de "Poncio Pilatos", enfim...Albert era tão humano quanto qualquer um de nós.
No fundo todos os homens gostariam de ser Frank Sinatra por tudo o que ele representa, seja pela figura do homem que dá a volta por cima ou o conquistador nato, só nos falta o talento único e a voz capaz de emudecer um Macaranã inteiro...o mundo inteiro. Emudecer? Sim, porque todos os que o assistiram ao vivo ficaram com vergonha de cantar com ele e estragar o que melhor o descreve e é seu apelido mais famoso "A voz"...

Frank foi e sempre vai ser o maior cantor do mundo.  Assim como o meu pai....Frank vai ser também sempre um dos meus heróis, porque nossos heróis tem de ser humanos, assim podemos acreditar neles.

Fatima Bernardes narrou assim a perda do mito:
"E agora, que o fim chegou, todo mundo vai ver o azul dos olhos de Sinatra nos filmes em preto e branco. Agora, o mundo inteiro vai ouvir de novo canções que tiveram o destino privilegiado de encontrar “A Voz”. Agora, enfim, sem o olhar azulado e no silêncio da voz que se perdeu, fica ainda mais clara a importância de Frank Sinatra – um homem que viveu a vida por completo e que deixou uma marca por onde passou – porque tinha estilo…porque tinha um jeito próprio… de viver."

Frases de Frank:
Sobre Vingança e a volta por cima
"A melhor vingança é o enorme sucesso"

 Sobre religião
"Sou a favor de qualquer coisa que faça você seguir noite adentro, seja uma oração, tranqüilizantes ou uma garrafa de Jack Daniels. Mas, para mim, religião é algo profundamente pessoal em que o homem e Deus resolvem sozinhos, sem um curandeiro no meio."

Sobre mulheres
"Eu deveria ser PhD na matéria 'mulher'. Mas a verdade é que eu fui mais reprovado do que aprovado nisso. Eu sou louco por mulheres, eu as admiro. Mas, como todo homem, eu não as entendo."

Sobre sua vida pessoal
"Seja o que for dito sobre minha vida pessoal não é importante. Quando eu canto, eu acho, eu sou honesto."

Sobre a globalização
"Se você não conhece um sujeito do outro lado do mundo, ame-o assim mesmo porque ele é exatamente como você. Ele tem os mesmo sonhos, as mesmas esperanças e medos. É só um mundo, parceiro. Nós somos todos vizinhos."

Sobre mulheres liberais
"Por anos a fio eu nutri um desejo secreto de passar o feriado de 4 de julho numa rede de dormir dupla com uma ruiva animada e liberal... mas eu nunca achei uma rede de dormir dupla."

Sobre a bebida
"Eu sinto pena das pessoas que não bebem. Elas vão passar o dia inteiro tão bem quanto quando acordaram pela manhã."
"O alcool pode ser o pior inimigo do homem, mas a Biblia diz: ame seu inimigo."

Sobre o rock
"Rock 'n' Roll soa fingido e falso. É cantado, tocado e escrito, na maioria das vezes, para valentões cretinos. É a música marcial feita para cada deliquente de costeletas que habita a face da terra."

Sobre Las Vegas e seus cassinos
"Las Vegas é o único lugar onde o dinheiro realmente fala. Ele diz: 'adeus'."

Sobre a crítica
"Críticos não me incomodam porque se eu vou mal, eu sei que fui mal bem antes de eles escreverem isso. E se vou bem, eu sei que fui bem. Eu me conheço muito bem, então uma crítica não me irrita." 

Francis Albert "Frank" Sinatra ( 12/12/1915 – 14/05/1998)
“Você tem que adorar a vida, sabe....? Porque a morte é muito chata!” - Frank Sinatra

* O blog do Sávio Soares (sobre cinema e música) é uma das mais ricas fontes de histórias sobre  Frank, recomendo e muito....Link

Nenhum comentário:

Postar um comentário