quinta-feira, 19 de maio de 2011

Mudança uma necessidade diária

O mundo gira, pessoas vão, pessoas vêm e certas rotinas permanecem as mesmas, certos costumes também....
A maior dificuldade a quem opta por uma mudança (de vida "ou" na vida) é mudar as rotinas e costumes, pois é neles que reside o perigo de voltar ao modus operandi anterior, mudança significa (independente do termo da mudança) alterar padrões previamente estabelecidos, significa alterar o modo de pensar e atitudes e a maioria das vezes em que nos sujeitamos a essas alterações é por necessidade de melhorar a nossa "qualidade de vida" e mudar a forma como a nossa "imagem é propagada às pessoas". Sou partidário da idéia de que toda mudança (desde que ambicionando uma melhora pessoal sobretudo) é benéfica. 

Mas, sobretudo, porém....
Já percebeu que as mudanças muitas vezes tem caracter temporário? Isso ocorre unicamente pelos simples fatores que coloquei acima, sem a mudança das rotinas e costumes , a mudança acaba sendo temporária e inútil. Eu mesmo já cai nessa armadilha.  A realidade dos dias atuais urgem para que nos adaptemos com rapidez às mudanças da vida social, posso citar uma série de exemplos (motivos) para propiciar a mudança na maneira de agir e pensar para não ficarmos "obsoletos" ou "antiquados", mas vou me ater a apenas dois, os mais importantes: a vida profissional e a vida social (relacionamentos). Os dois são intimamente interligados. Hoje concorremos com um mercado de trabalho cada vez mais informatizado e onde a geração seguinte está logo atrás (mais gabaritada, em melhor idade e em pleno aprendizado), o mesmo ocorre na vida social, os relacionamentos atuais não se se sustentam somente na base da amizade, amor e afinidades. A realidade dos relacionamentos pede cada vez mais uma "troca cada vez maior de informações e busca de interesses em comum (materiais ou não)", não havendo esses dois coeficientes não existe relacionamento, ou se existe esta sujeito a definhar cedo ou tarde.
As mudanças se tornaram uma necessidade primordial para mera existência se queremos viver nos dia atuais e não simplesmente viver como a alguns anos atrás. Ser bom no que se faz não basta, precisamos do elemento criativo e adaptação (mudança) constante para a adequação às necessidades da vida social.
Assim sendo, as mudanças vão ter caracter definitivo somente se mudarmos o padrão de nossos costumes e rotinas. Sei que é difícil mudar certas rotinas, mas ao se propor a uma mudança pense antes em como mudar a maneira como se faz as coisas atualmente...pensar "fora da caixa".  A minha geração e a geração seguinte já começam a mostrar a incapacidade de seguir a geração que surge atualmente: melhor informada (ainda que alienada), absorve mais informação em menor tempo, mais capacitada e soma-se a isto a tenra idade e  a capacidade de adaptação que esta geração (Y e Z) tem.

Em termos práticos
Não acompanhar a (r)evolução social e a trabalhista significa a grosso termo ficar obsoleto e se sustentar cada vez mais com cada vez menos. A aldeia global na era da informação e consciência começa a caminhar cada vez mais rápido e a mudança não significa necessariamente alterar quem se é, mas sim tornar o que se é melhor e mais capacitado.
A adaptação e evolução pessoal devem caminhar junto as nossas necessidades mais importantes e primordiais, isso vai delimitar a sua qualidade de vida e evolução social.


Todos nós conhecemos muita gente inteligente, mas poucas delas são sábias e fazem uso dessa inteligência de maneira pró-ativa e sem se acomodar. Pense nisso e faça uso desta inteligência, aceite as mudanças a sua volta e faça mudanças na sua vida....ou fique para trás, no fim a escolha é somente sua.
Você não precisa ser um camaleão, mas lembre-se que os animais que melhor se adaptam ao seu ambiente são também os animais que correm o menor risco de extinção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário